Deus é amor e prova deste amor é Jesus Cristo. Deus nunca desampara ou desisti do homem. Ele sempre dar a alternativa de voltar a viver em sintonia e intimidade com Ele. Jesus Cristo cumpriu uma fase já preescrita quando o "Verbo se fez carne", depois que habitou em entre nós, cumprindo o desejo do Pai, deixou-nos o Espírito Santo, para ser o nosso ajudador e consolador. Este blog mostrará inspirações da vontade de Deus, glorificando a Deus, louvando a Cristo, adorando o Espírito Santo e evangelizando os perdidos.

terça-feira, 27 de março de 2012

Entendendo um Bom Livro

Vou começar sugerindo três afirmações com as quais acredito que a maioria das pessoas que acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus concordarão, pelo menos até certo ponto.
Œ Deus nos deu um livro que podemos entender (Efésios 3:4; 5:17). Se não podemos, então por que ele nos mandou entendê-lo? Por que ele nos diria que podemos entendê-lo se não podemos?
 Temos que ter entendimento deste livro para sermos agradáveis a Deus (Mateus 24:39). Jesus ilustrou o destino daqueles que falham em entender hoje usando aqueles que falharam em entender na época de Noé.
Ž Muitos não entendem. Jesus descreveu isso como estar no caminho largo (Mateus 7:13-14). Se as pessoas podem entender a Bíblia, mas não entendem, então a culpa é delas.
Aceitando o desafio para conhecer melhor a palavra de Deus. Devemos desejar conhecer a Bíblia. Por que isso é uma coisa boa para conhecer?
Primeiro, a pessoa deve conhecer a vontade de Deus para poder aplicá-la na sua vida. Isso é verdade bem no começo da nossa jornada na fé (Romanos 10:13-17; 1 Pedro 2:1-3). Isso também é verdade durante a vida de um discípulo (João 8:31-32). Talvez não conhecemos (nem podemos conhecer) todos os caminhos e a mente de Deus, mas podemos conhecer sua vontade para nossas vidas e regozijarmos (Romanos 11:33-36; 1 João 3:18-19).
Também, nossa salvação depende do nosso conhecimento das Escrituras. Isso sempre foi verdade (Oséias 4:6). Mesmo aqueles que tem zelo para Deus ainda precisam de conhecimento (Romanos 10:1-3; Atos 17:30-31).
Além disso, nós podemos fazer mais para Jesus se conhecermos a Bíblia melhor. Ele fez tanto por nós (2 Coríntios 8:9). A falta de conhecimento irá prejudicar nosso relacionamento com o Senhor assim como nossa capacidade de trabalhar com ele e chegar às sua metas. Por causa da ignorância, alguns que procuravam servir a Deus acabaram pecando contra ele! (2 Coríntios 2:8-11; 1 Timóteo 1:13).
Então, nós precisamos determinar nos nossos corações que iremos procurar conhecer melhor o caminho de Deus. Isso requer comprometimento. Como o salmista disse: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Salmos 37:5). Tal dedicação será recompensada nesta vida e na próxima (2 Timóteo 2:12-13).
Dedicar um tempo
Passar tempo com a palavra de Deus é necessário para conhecê-la e crescer nela. Lembre-se de Efésios 3:4 – “pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo....” Qual freqüência é o suficiente para passar tempo com a palavra? Não sei se posso dar uma resposta definitiva, mas eu sei disso: discípulos, nobres na mente e nas metas, prontos para conhecerem o caminho de Deus no primeiro século responderiam a pergunta falando: “Nós achamos que é bom passar tempo com as Escrituras todos os dias” (cf. Atos 17:11). Também sei que Deus apreciou seus esforços, e os recompensou de acordo. Ele nos recompensará também.
Não deixe sua armadura espiritual ter fendas (Efésios 6:13,15). Use um tempo para conhecer e fazer como a perfeita lei da liberdade nos aconselha (Tiago 1:21-23).
“Eu não tenho tempo” não será satisfatório. Nunca foi. Isso foi uma coisa que Marta precisava aprender, e Jesus deixou este ponto bem claro. Não se distraia tanto a ponto de falhar em dedicar o tempo necessário ao seu crescimento na palavra e acabar perdendo a alma! (Lucas 10:38-42).
A necessidade de ver
Podemos nos permitir a ficarmos cegos à verdade. Às vezes, o problema não a falta de estudo, mas a atitude. Jesus disse: “Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados” (Mateus 13:13-15; veja João 5:39-40). Essas pessoas foram dedicadas às Escrituras, mas não ao Messias do qual falavam. Foram cegadas pelos seus próprios preconceitos e opiniões (João 8:43).
Líderes religiosos, teólogos e estudiosos não são a resposta. Não há como substituir a investigação pessoal por uma alma cheia de vontade de conhecer a vontade de Deus e agradá-lo. A quantidade de tempo dedicada ao estudo da palavra não importa se o coração não estiver certo (Mateus 15:14; João 16:2).
Há conseqüências tristes em permitir a nós mesmos que sejamos cegados (2 Coríntios 4:3-4). Também temos que lembrar que as pessoas não precisam permanecer na escuridão. Após explicar porque alguns continuariam “cegos” devido às suas próprias atitudes péssimas, Jesus disse aos que procuravam honestamente, “Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem” (Mateus 13:16).
O Novo Testamento diz: “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12). Viver na escuridão é continuar perdido. Chegar à luz é receber a vida eterna (João 3:19-21).
Entender a palavra de Deus é possível para aqueles que desejam fazer isso e que estão dispostos a se esforçarem e a deixarem de lado as desculpas. Essa é a única maneira de conseguir chegar à glória do trono de Deus na eternidade, partindo de onde você está agora. É muito fácil ficarmos tão cativados pelo mundo que negligenciamos esse aspecto muito importante das nossas vidas.
As Escrituras de Deus nos falam de Jesus como nosso Salvador, do seu sacrifício pelos nossos pecados, do seu amor por nós e do seu retorno para levar seu povo para casa. Também nos contam o que é necessário para alcançarmos a vitória. Nós somos capazes de entender “o Bom Livro” e de ver que ele realmente é bom, como é boa a recompensa que Deus tem para aqueles que si dedicarem a aprender e viver pelas suas palavras.
–por Jon W. Quinn

Nenhum comentário:

Postar um comentário