Hebreus 11:1-6
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
O mundo grita em nossos ouvidos: “Pegue o que você deseja, toque, deguste e desfrute”. A razão por que o mundo nos diz isto é porque o mundo se orienta pelos sentidos. Ver, ouvir, tocar, sentir, cheirar...
Mas a pessoa espiritual usa a fé. Ela crê mesmo contra todos os nossos sentidos. Os sentidos nos dizem para nos agarrarmos às coisas do momento, do agora, sejam elas boas ou até mesmo ruins. Os sentidos nos apontam para aquilo que estamos vendo agora, para aquilo que podemos desfrutar neste momento. Os sentidos querem nos enjaular no presente. Mas a fé vai além. Vejamos uma das belas definições bíblicas da fé.
“A fé é a certeza de cousas que se esperam. A convicção de fatos que se não vêem”
A fé Bíblica, portanto, não é uma emoção, não é um desejo; mas sim uma profunda convicção baseada em fatos. Por isso não é o que eu disse que determina que as coisas aconteçam, mas aquilo que Deus disse, fará com que as coisas de fato o que elas são.
Certo garoto quando questionado a respeito da fé que prontamente respondeu: “Fé é crer em algo que nós sabemos que não é verdade.” Isto obviamente não é fé, pois a verdadeira fé se baseia na Palavra de Cristo (“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Cristo.” Romanos 10:17). A Palavra de cristo é a base sobre a qual nossa fé é edificada.
No versículo 1 de Hebreus 11, a palavra certeza significa confiança, uma prova ou evidência. Esta mesma palavra é utilizada em Hebreus 3:14 e ali é traduzida por confiança.
“porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;” (Hb. 3:14)
Assim sendo, quando o Espírito Santo nos concede confiança em Sua Palavra. Quando esta certeza é colocada dentro dos nossos corações, esta é a única evidência de que precisamos para viver. Fé não é uma credulidade cega. Fé é a convicção nesses fatos da Palavra de Deus. Fé é baseada naquilo que o Senhor Jesus nos tem transmitido através da Palavra escrita, aquilo que Deus inspirou aos apóstolos, aos profetas, e que hoje temos em nossas mãos.
Dr. J. Oswald Sanders diz: “Fé capacita a alma que crê a tratar o futuro como presente e o invisível como algo visível.” Através da fé, nós vemos o que os outros não podem ver. (observe vv. 1, 3, 7, 13, e 27)
v. 1 - a convicção de fatos que se não vêem.
v. 3 - o visível veio a existir das cousas que não aparecem.
v. 7 - acontecimentos que ainda não se viam
v. 13 - sem ter obtido as promessas, vendo-as, porém de longe.
Fé é a capacidade de enxergar o que os outros não estão vendo, é a capacidade de continuar confiando em Deus mesmo em meio às dificuldades. É a capacidade de crer em Deus mesmo contra os nossos sentidos: ver, ouvir, sentir, tocar, cheirar... É ir além, é se desdobrar, é depositar toda sua vida em Deus. Isso é crer. Nós precisamos nos lembrar que Deus muda as circunstâncias das nossas vidas ou às vezes ele muda nossas vidas através das circunstâncias, uma coisa é certa: Deus não muda. Continua sendo um Deus todo poderoso e cheio de Amor.
Em Romanos 8:24-25 vemos como Deus se relaciona conosco:
“Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”
Em 2 Coríntios 4:18, o apóstolo Paulo também nos apresenta o mesmo conceito:
“não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.”
Como você orienta a sua vida? Você consegue tratar o futuro como presente? Você consegue crer em fatos que não se vêem? Você consegue confiar na Palavra de Deus mesmo quando todos à sua volta estão gritando: ‘pegue, desfrute, faça e aconteça agora"? Você consegue continuar crendo em Deus? Você consegue continuar crendo em Deus quando as circunstâncias à sua volta parecem estar desabando? Porque se você consegue continuar confiando em Deus desta maneira, você está se tornando uma pessoa verdadeiramente espiritual.
Se você estiver buscando a Deus de todo o seu coração, crendo em Deus, não obstante as circunstâncias à sua volta, andando como quem vê o invisível, andando como quem está lado a lado com Deus todos os dias, Deus é o recompensador de tais pessoas.
Gosto de um pensamento que diz o seguinte:
A dúvida vê o obstáculo.
A fé vê o caminho!
A dúvida vê a escuridão da noite,
A fé a beleza das estrelas!
A dúvida pergunta: “Quem crê?”
A fé responde, “Eu creio!”